Victório Lanza Filho, nasceu em 24 de outubro de 1936, em São Paulo, e veio para a Baixada Santista em 1971. Foi fundador do SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo) e membro fundador e diretor da ABMES (Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior), em Brasília.
Faleceu em janeiro de 1992, deixando 02 (dois) filhos e 07 (sete) netos. Foi fundador, junto com um grupo de empresários, da Aelis (Associação Educacional do Litoral Santista), mantenedora das Faculdades Aelis, hoje Unimonte (Centro Universitário Monte Serrat). “Ele dizia que se não fosse pela educação não mudaríamos nada neste país”.
Era um grande empreendedor e sua preocupação maior era poder proporcionar educação superior acessível a todas as classes sociais, um grande e sábio visionário.
A memória do engenheiro, sociólogo e articulador do segmento educacional na cidade, Victorio Lanza Filho, foi homenagiada com a instalação, em 2011, de um busto de bronze de 1,74m instalado na Avenida Saldanha da Gama, na Ponta da Praia. A solenidade contou com a presença de autoridades municipais e familiares do homenageado.